terça-feira, 29 de maio de 2012

Por mudanças, projeto para cidades mais sustentáveis pressiona governos


Por Susan W. Ezard

De 01 a 03 de junho, o São Paulo+20 reunirá alunos para discutirem assuntos atuais relacionados ao meio ambiente. Um dos comitês formados será o de Cidades Sustentáveis e Atos Internacionais.

O crescimento desordenado da população, principalmente em áreas urbanas – onde 85% dos brasileiros vivem - ocasiona diversos problemas às pessoas e, também, à natureza. A grande concentração populacional em São Paulo, por exemplo, acelerou a polução de rios e do ar, causando diversos problemas a seus habitantes, e a falta de planejamento e infraestrutura para o transporte público atrai mais carros para as ruas, tornando andar pela cidade uma tarefa difícil. Por todas essas razões, surgiu o projeto “Cidades Sustentáveis”, iniciativa da Rede Social Brasileira por Cidades mais Justas e Sustentáveis, em conjunto com a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos.


A ideia é fazer do Brasil um exemplo nas iniciativas para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e, para tal, o programa pede aos candidatos à prefeitura da capital que assinem uma “carta-compromisso”, afirmando que farão uso de políticas públicas sustentáveis como a ampliação das áreas verdes, despoluição dos rios, evolução da coleta seletiva de lixo, redução da poluição do ar, implantação de ciclovias, entre outros.

Para conhecer mais sobre o “Cidades Sustentáveis” e saber como partiticpar, acesse http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário