quarta-feira, 30 de maio de 2012

Principais cidades do mundo já discutem sobre políticas ambientais desde 2011

Por Rodolfo Grossi


Editado em 31 de maio de 2012, às 15h10


Em 2011, ocorreu na capital paulista C-40, evento no qual 40 prefeitos das cidades mais importantes do mundo se reuniram no Centro de Convenções do Ibirapuera para discutir sobre os efeitos do aquecimento e estratégias que foram utilizadas em suas cidades.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, discursou como é o desafio da maior cidade brasileira em frota de veículos automotores e como a poluição afeta a vida do paulistano.

A solução encontrada para que em longa data resolva uma parte do problema foi fazer com que os ônibus municipais aderissem a combustíveis alternativos, como o etanol e o biodiesel, além da renovação e reutilização dos ônibus elétricos, os trólebus. A São Paulo Transportes (SPTrans) chama esta iniciativa de EcoFrota.

Atualmente a EcoFrota da cidade de São Paulo conta com 1.200 ônibus movidos com uma mistura de 20% de biodiesel, 60 ônibus movidos a etanol e 190 trólebus, sendo 41 desses já foram reformados e estão em circulação.

A SPTrans informa em seu relatório anual que dos 15 mil ônibus da frota, 12.037 (ou 80%) já foram renovados.

Neste encontro, foi escrita uma carta para os delegados que participarão da RIO+20 discutirem sobre os rumos das políticas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário